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Proposta Pedagógica

Nossa Proposta Pedagógica

A criança é um ser em desenvolvimento, porém é um ser com todas as suas características únicas e peculiares que devem ser valorizadas e acima de tudo respeitadas.

É por isso que nos dispomos a criar oportunidades para que novas experiências sejam adquiridas da melhor maneira possível proporcionando ao aluno um ambiente rico em experiências necessárias ao desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade; bem como promover a ampliação das experiências e conhecimentos do aluno, estimulando seu interesse pelo processo de transformação da natureza e pela convivência em sociedade e por fim estimular a criatividade como elemento de auto expressão; a construção do conhecimento que inclui necessariamente as ideias de descobrir, de inventar, de redescobrir e de criar.

Objetivos:

  • Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações.
  • Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar.
  • Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua autoestima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social.
  • Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração.
  • Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação.
  • Brincar expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades.
  • Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva.
  • Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.

A escola Estrela do Amanhã, visando uma educação transformadora, tem como foco desenvolver princípios cristãos, independente de religião, credo ou condição social. Para isso, haverá um trabalho com a fundamentação dos valores humanos, como o bem e o mal, amor, caráter, honra, respeito, bondade, humildade, justiça, ética etc. A vivência de valores através de exemplos e de prática amplia a conquista espiritual da personalidade. A atual sociedade precisa aprender a conviver melhor com as diferenças, ter mais tolerância e conviver em harmonia. Mostrando valores com oração, convicção e fé, estamos contribuindo para uma convivência que produza o bem de todos, na vontade de Deus.

Processo de Avaliação do Desenvolvimento da Criança

A avaliação deve ser entendida como um processo contínuo, uma análise e interpretação da ação educativa, visando o aprimoramento do trabalho escolar, tendo como base a visão global do aluno subsidiados por observações e registros obtidos no decorrer do processo.

O docente deve registrar um relatório reflexivo anotando os progressos e as dificuldades individuais dos alunos.

No entanto, repensando a maneira de avaliar, sem procurar erros e errados, a avaliação se dará de maneira processual a partir de portfólios, que são registros sobre a aprendizagem que ajuda o docente e a família a terem uma visão evolutiva desse processo.

Segundo a LDB, educação infantil, seção ll, art. 31 “ (...) a avaliação far-se-á mediante o acompanhamento e registro de seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.